BILL GATES,EM DESACORDO COM TRUMP CONTRA VÍRUS,TORNA-SE UM ALVO DE DIREITA

Bill Gates, em desacordo com Trump contra vírus, torna-se um alvo de direita

O co-fundador da Microsoft que virou filantropo foi atacado com falsidades que criou o coronavírus e quer lucrar com isso.
17 de abril de 2020Atualizado 9:17 am ET

Em um discurso de 2015, Bill Gates alertou que o maior risco para a humanidade não era a guerra nuclear, mas um vírus infeccioso que poderia ameaçar a vida de milhões de pessoas.
Esse discurso ressurgiu nas últimas semanas com 25 milhões de novas visualizações no YouTube - mas não da maneira que Gates provavelmente pretendia. Anti-vacinadores, membros do grupo de conspiração QAnon e especialistas de direita apreenderam o vídeo como evidência de que um dos homens mais ricos do mundo planejava usar uma pandemia para controlar o sistema de saúde global.
Gates, 64, co-fundador da Microsoft que se tornou filantropo, agora se tornou a estrela de uma explosão de teorias da conspiração sobre o surto de coronavírus . Em posts no YouTube, Facebook e Twitter, ele está sendo falsamente retratado como o criador do Covid-19, como um aproveitador de uma vacina contra vírus e como parte de um plano covarde de usar a doença para abater ou vigiar a população global.

As alegações selvagens ganharam força com especialistas conservadores como Laura Ingraham e anti-vacinadores como Robert F. Kennedy Jr., já que Gates emergiu como um contrapeso vocal ao presidente Trump sobre o coronavírus. Por semanas, Gates apareceu na TV, em páginas da edição e em fóruns do Reddit pedindo políticas para ficar em casa, testes expandidos e desenvolvimento de vacinas. E sem nomear Trump, ele criticou as políticas do presidente, incluindo a decisão desta semana de cortar fundos para a Organização Mundial da Saúde .

Halting funding for the World Health Organization during a world health crisis is as dangerous as it sounds. Their work is slowing the spread of COVID-19 and if that work is stopped no other organization can replace them. The world needs @WHO now more than ever.




A desinformação sobre o Sr. Gates é agora a mais difundida de todas as falsidades de coronavírus rastreadas pela Zignal Labs, uma empresa de análise de mídia. A desinformação inclui mais de 16.000 postagens no Facebook este ano sobre Gates e o vírus que foram curtidas e comentadas quase 900.000 vezes, segundo uma análise do New York Times. No YouTube, os dez vídeos mais populares que espalham mentiras sobre Gates postados em março e abril foram vistos quase cinco milhões de vezes.

Gates, que vale mais de US $ 100 bilhões, assumiu efetivamente o papel ocupado por George Soros, o financista bilionário e doador democrata que foi um vilão pela direita. Isso faz com que Gates seja o último indivíduo - junto com Anthony Fauci , o principal especialista em doenças infecciosas dos EUA - a ficar preso no fluxo de especialistas da direita que denegriram aqueles que parecem estar em desacordo com Trump contra o vírus.
"Bill Gates é facilmente transformado em um meme e figura relacionados à saúde, porque ele é muito conhecido", disse Whitney Phillips, professor assistente da Universidade de Syracuse que ensina ética digital. "Ele é capaz de funcionar como uma espécie de bicho-papão abstrato".
Especialmente desde que Gates aumentou seus comentários sobre o manuseio do coronavírus pela Casa Branca nas últimas semanas.


"Não há dúvida de que os Estados Unidos perderam a oportunidade de se antecipar ao novo coronavírus", escreveu ele em uma coluna de opinião no The Washington Post em 31 de março. "As escolhas que nós e nossos líderes fazemos agora terão um enorme impacto em quanto tempo os números de casos começam a diminuir, por quanto tempo a economia permanece fechada e quantos americanos terão que enterrar um ente querido por causa do Covid-19. ”

 Em uma palestra de 2015, Bill Gates disse que um vírus infeccioso pode ser a maior ameaça à humanidade.
Em uma palestra de 2015, Bill Gates disse que um vírus infeccioso pode ser a maior ameaça à humanidade. Crédito ...Ted

Mark Suzman, executivo-chefe da Fundação Bill & Melinda Gates, o principal veículo filantrópico de Gates, disse que era "lamentável que haja pessoas divulgando informações erradas quando todos nós deveríamos procurar maneiras de colaborar e salvar vidas".
Por meio de um representante, o Sr. Gates se recusou a ser entrevistado.
As teorias da conspiração sobre Gates podem prejudicar particularmente o que as pessoas pensam sobre uma futura vacina contra o coronavírus, disse Claire Wardle, diretora executiva da First Draft, uma organização que combate a desinformação online. Ela disse que as narrativas "têm o potencial de lançar campanhas on-line coordenadas e sofisticadas que impedem as pessoas de tomar uma vacina contra vírus".




Comentários