"COMEÇAR NOVA GUERRA FRIA EMPURRARÁ O MUNDO PARA DIVISÃO E CONFRONTO",DIZ O PRESIDENTE CHINÊS XI JINPING EM DAVOS

 

Xi Jinping, President of the People's Republic of China; World Economic Forum 2021; Davos 2021

Xi Jinping, durante discurso virtual em Davos: "Nenhum problema global pode ser resolvido por um país sozinho" (World Economic Forum/Pascal Bitz/Divulgação)

“Começar nova Guerra Fria empurrará o mundo para divisão e confronto”, diz Xi em Davos

Após fala histórica em que defendeu o multilateralismo há quatro anos, Xi volta a apoiar cooperação internacional e diz que o mundo precisa rejeitar uma "nova Guerra Fria"

Há quatro anos, o presidente chinês Xi Jinping marcava um novo capítulo da história econômica global. Em discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o mandatário chinês reforçava a posição da China como potência integrada ao comércio mundial, defendia a integração crescente entre os países e a globalização. O discurso em 2017 foi visto como simbólico, feito em contraposição à agenda nacionalista do então presidente americano, Donald Trump, que acabava de começar seu mandato.

Nesta segunda-feira, 25, Xi voltou ao palco de Davos e repetiu o recado. Mas em um cenário amplamente diferente: com a guerra comercial com os EUA, que apenas começava naquele 2017, hoje com tarifas e sanções em vigor nos dois países.

O presidente chinês foi o principal palestrante na abertura do Fórum Econômico Mundial, que começou nesta segunda-feira e acontece ao longo da semana em formato virtual diante da pandemia do novo coronavírus.

Na fala, o mandatário chinês pediu “cooperação global” e enviou recados aos Estados Unidos. “Nenhum problema global pode ser resolvido por um país sozinho”, disse, citando temas como a luta contra a covid-19 e o desenvolvimento sustentável.

“Construir pequenos círculos ou começar uma nova Guerra Fria para rejeitar, ameaçar ou intimidar outros […] irá somente empurrar o mundo para divisão e até confrontos.”

O discurso de Xi é a primeira grande fala global do presidente após o fim do governo de Donald Trump e o início do governo de Joe Biden nos Estados Unidos. Biden tomou posse na última quarta-feira, 20 de janeiro.

Fonte:https://exame.com/mundo/comecar-nova-guerra-fria-empurrara-o-mundo-para-divisao-e-confrontos-diz-xi-em-davos/?




Comentários