WHATSAPP E O EMBURRECIMENTO DAS PESSOAS

whatsapp

Whatsapp e o emburrecimento das pessoas

Por Isaias Costa

Ultimamente eu tenho reparado em uma coisa que, em um primeiro momento, pode até parecer banal, mas se você ler esse texto até o fim, vai perceber que se trata de algo bem importante. Estou percebendo que o aplicativo whatsapp está crescendo de forma avassaladora, enquanto o facebook está pouco a pouco diminuindo o número de usuários e o tempo que se passa conectado nele.
Certo! O que há de tão importante a ser falado sobre essa constatação? Vou explicar. O facebook é uma rede social bastante interativa e simples. Eu gosto dele, de verdade, acesso-o diariamente. Essa rede social nos possibilita compartilhar ideias, textos, músicas, fotos, experiências, fazer anúncios, grupos de discussão, estudo etc etc. Se você souber utilizá-lo de maneira adequada, pode aprender muito, muito mesmo, como eu tenho feito, ao publicar meus textos e acompanhar páginas excelentes com conteúdos extremamente relevantes.
Porém, tem havido uma tendência, principalmente entre os adolescentes de 15 até os 20, 21, 22 anos, de passar a maior parte do tempo livre (e muitas vezes até o tempo dos estudos ou trabalho) no whatsapp. Não sou contra o whatsapp nem em ficar um tempo conectado nele, agora o que eu tenho percebido e constatado, é que o teor da maior parte das mensagens enviadas pelos usuários é pífio, ridículo e ignorante. São vídeos de pura comédia, ou como constato com mais frequência, vídeos de teor sexual e pornográfico, mostrando cenas e fotos das mais diversas possíveis, quase sempre com o objetivo de fazer rir. Eu vou ser bem sincero, não vejo graça nenhuma em compartilhar vídeos ridículos apenas para rir, para mim isso não passa de pura idiotice. Pode discordar de mim se quiser, eu não importo nem um pouco, falo como um dos meus maiores mentores, o grande empresário brasileiro Flávio Augusto: “Não gostou? Pede pra sair!”. Eu não escrevo neste blog pensando em ter milhares de leitores, nada disso! Escrevo aqui porque amo fazer isso e porque eu quero contribuir com e elevação do nível de consciência das pessoas. Se você não gostou deste texto ou do blog, pode parar a leitura e clicar no “dislike” do facebook…
Sabe o que eu penso? E até já comentei outras vezes? A cada dia, a nossa população está ficando mais burra e preguiçosa, o interesse pelo conhecimento e pela cultura está cada vez mais sendo colocado de lado. Estamos distraídos, apressados, pensando em consumir e consumir, e ficando mais infelizes por isso. As pessoas estão perdendo o prazer pelas leituras, dispensando aquelas que são extensas e que fazem pensar. Os grandes escritores estão se tornando artigos de museu e suas belas obras estão entregues às baratas pela grande massa. Se eu perguntar a um adolescente quem foi Schopenhauer, Wittgenstein, Gabriel Garcia Marques, José Saramago, Nietzsche, Bachelard, Aldous Huxley, Franz Kafka, Dale Carnegie, Leonardo Boff, Fritjof Capra, Napoleon Hill e tantos outros gênios da literatura, provavelmente vou ouvir como responda um “Âhh? O quê?”. Isso me deixa muito triste e ao mesmo tempo pensativo quanto ao futuro. Para onde caminha a nossa sociedade? Não quero ser pessimista, mas não estou com grandes esperanças quanto a evolução do nível intelectual. A realidade tem nos mostrado o contrário, e pode ter certeza que o bendito whatsapp tem relação com tudo o que estou dizendo aqui.
Precisamos nos espelhar nos grandes gênios da humanidade, conhecer um pouquinho de suas histórias de vida e tentar, pelo menos seguir algo de bom que eles tenham transmitido e ensinado. Quero lhe convidar hoje a sair do whatsapp e ler sobre quem são os autores que citei acima, ou ler algo sobre Albert Einstein, Isaac Newton, Galileu Galilei, Gauss, Nicolau Copérnico, Johannes Kepler, James Klerk Maxwell, Thomas Edison, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Victor Hugo, Santos Dumont etc. Esses grandes nomes estão ficando esquecidos e as nossas referências estão pouco a pouco sendo niveladas por baixo. Você sabia que ter grandes referências é o nosso maior catalisador para o sucesso? Quando nos espelhamos nos melhores, nos tornamos tão bons ou até melhores do que eles. Quais referências você quer pra você? Eu quero as que citei neste texto e muitas outras. Se quiser ler um pouco mais sobre isso, compartilho um texto antigo do blog que explora esse tema.

As grandes referências

Quero concluir falando do filme que já citei algumas vezes no blog, chamado “Idiocracia”, o whatsapp é, em minha opinião, o começo da instalação da sociedade dominada pelos idiotas. Repare bem! As pessoas rindo das besteiras que são compartilhadas! Não sei pra você, mas para mim parece um bando de idiotas que não sabem escolher o que é melhor para si. Desculpe a minha franqueza, mas é assim que eu penso, fique à vontade para discordar de mim…
idiocracy
Você quer viver em uma sociedade dominada pelos idiotas? Se não! Recomendo que assista ao filme “Idiocracia”, e se tiver whatsapp, que pare de ficar compartilhando tanta besteira. Ahh! Só a título de informação! Eu não tenho whatsapp, e provavelmente nunca terei…


Fonte:https://paralemdoagora.wordpress.com/2014/02/22/whatsapp-e-o-emburrecimento-das-pessoas/

Comentários